Cinema: O Homem que Engarrafava Nuvens

Brasil!

Essa é a palavra para descrever esse filme!

Até agora está no topo de filmes que eu já assisti que melhor descrevem a cultura nordestina e, consequentemente, brasileira! Junto com o Auto da Compadecida e a série Hoje é dia de Maria, está no topo de trilha sonora brasileira também. Ai gente, o que eu posso fazer, nasci no estado errado, eu sei! E não adianta vir com graça falando que é da região sudeste, que não tem nada a ver com “o povo lá de cima”, porque tem sim, talvez o povo de sampa seja o povo mais nordestino além dos próprios- adooooooro!

Calma, não vou falar do filme do Lula não (ainda não assisti). Estou falando do documentário mais animado e mais rico que eu já vi aqui – O Homem que Engarrafava Nuvens – que conta a história do lendário “Doutor do Baião” – Humberto Teixeira, autor do hino nordestino Asa Branca. Mas o documentário vai além, aliás a vida dele é apenas um gancho para o desdobramento do filme sobre o nordeste, suas figuras anônimas, foclore de rua, o povo, histórias e estórias.  Uma riqueza de detalhes, tantas cores, tanto sentimento, sons e histórias diferentes, de uma profundidade e um lirismo que te faz suspirar em várias cenas. Não dá para absorver tudo de uma vez só, então vou ao cinema de novo! 😀

Não posso deixar de comentar sobre as MARAVILHOSAS participações especiais! Aliás, foi essa lista que mais me chamou a atenção (não deveria ser classificado como documentário, mas como musical):

Bebel Gilberto
Caetano Veloso
Chico Buarque
Cordel do Fogo Encantado
Fagner
Gal Costa
Gilberto Gil
Lenine
Maria Bethânia; Sivuca; Otto; Belchior; Elba Ramalho e mais!

Viu, até a antipática e geniosa Bebel Gilberto participou! O que falar dos meus pernambucanos queridos – Otto e Lenine !?!? E Lirinha, do Cordel, aparece bem louco, muito na brisa… Gil também aparece bastante, achoq ue até mais do que o necessário, mas vamos combinar – Ministro da Cultura quando o filme foi rodado né! rs*

Ainda não tem como destacar as melhores cenas, mas as que não saem da minha cabeça são 4: a gravação original de Humberto e Luiz Gonzaga conversando numa mesa de boteco; cenas da Carmem Miranda (eu queria ser ela! rs); o fofo Mestre Sivuca falando que “ama a sanfona, que gosta de ficar abraçadinho, com ela bem pertinho do coração”; e uma banda brasileira (nos EUA) que a vocalista é japonesa e canta Forró e Baião em japonês!

Ai chega, corre, não dá pra perder! Ótima pedida pro feriadão com chuva!

Bjo, vambora!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s