O samba me persegue, ele é o meu amor!

Essa semana me fizeram uma pergunta bem curiosa: “Jess, pq vc gosta tanto de samba ein?” Gente, sabe que eu não soube responder na hora? Sério, não sei, só sei que ele também gosta de mim.

Mas vou tentar não me empolgar e falar um pouquinho dele, talvez fique mais fácil de entender porque o samba faz parte de mim.

Eu cresci no samba (uuuh falou a passista né! rs*), nos Natais lá na casa da vó sempre rolam shows de gafieira e samba-rock com meus tios, festas de família tipo casamentos então… Até o sol raiar meu bem! Minha mãe sempre gostou muito de choro e samba de raiz, meus pais iam pro sambão de domingo eu ficava lá dormindo no carrinho, mas com o coração no ritmo de surdão de terceira!

Há várias teorias sobre o nascimento do samba, de que ele nasceu na Bahia, no RJ, dizem até emsmo que ele nasceu no Maranhão! Mas uma coisa é certa, mesmo muita gente odiando, o samba faz parte da identidade cultural do povo brasileiro.  Claro que se vc perguntar pra um bando de adolescentes que têm overdoses diárias de NXZero pra baixo (desculpa mas o blog é meu e eu falo o que eu quiser), lógicamente vão dizer que é ruim e brega, não saberão sobre ninguém ou nada do samba, raras as exceções.

Mas é fato que o samba é uma manifestação cultural que caracteriza o Brasil e acho que posso dizer exclusiva do Brasil. Há ritmos parecidos, danças que lembram o samba, mas o sambão mesmo e todas as suas variações que conhecemos, só aqui, não adianta.

O samba conta histórias verdadeiras e emocionantes, fatos simples e cotidianos que quase ninguém dá importância. O samba fala de alegria em meio a situações muito ruins, fala da dor da perda de um amor, fala de família, fala de amigos, faz piada da vida, fala de política (outro tipo de piada), fala de pobreza material mas de riqueza espiritual. Pessoas simples, humildes, muitas vezes até sem estudo formal algum, mas que eternizaram frases sábias e poesias lindas no samba. Já me disseram uma vez que a sabedoria mora com gente humilde. Samba é força, samba é delicadeza, samba é liberdade, samba é história, samba é tradição, samba é desejo, samba é poesia, samba é simplicidade, samba é tristeza, samba é alegria, samba é amor, samba é a dor.

Sem falar na música em si, dos ritmos, cadências, batidas, instrumentos… Não é fácil tocar samba não, cantar então… Uma batida forte, aquela barulheira que te enche de alegria e quando vc vê, já ta dançando! Ai que delíciaaaaa!

“Quem não gosta de samba não gosta de nada…”

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé…”

Não vou nem começar a falar dos nomes do samba, dos estilos, nossa, dá muuuuuito assunto.

Para terminar deixo com vocês uma das músicas que eu mais amo nesse universo, do mestre Adoniran com Elis Regina, coisa linda!

Bjo Brasil!

2 Respostas para “O samba me persegue, ele é o meu amor!

  1. “nao deixe o samba morrer, nao deixe o samba acabar o morro foi feito de samba de samba pra gente…”

    como diz beth a diva!
    ” fazer samba nao é contar piada, um bom samba é uma forma de oração”

    sabia que ia postar esse videozinho!

    amei o post
    menina morena!

  2. “um domingo nóis fumo num samba no Bexiga… nao fumo lá pra brigá, nóis fumo lá pra come… na hora h se enfiemo debaixo da mesa…”
    Nosso samba é lindo, apesar de nao conhecer tanto. Amo Cartola… amo amo amo Cartola!!! Nao conheco o samba de gafieira, me leva!?
    Voce tem habilidades com cultura, entao, DIPLOMACIA CULTURAL PRA VOCE, tudo a ver, pois para reavivar e fortalecer nossa cultura, nacional e regional, tem que exister alguém que ama e cultiva nossa cultura e povo como voce faz!
    “… mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…”

    Saravá, Jéssica!

Deixe um comentário

